quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O lider e o gerente

Faz muito tempo que não posto nada por aqui, mas gostaria de compartilhar com vocês algumo da minha visão sobre o líder e o gerente. Como o tema não é novo, o que está aqui é aparece ali e acolá na Internet e não são visões originais minhas. A primeira vista parecem uma porção de frases feitas e de efeito, mas são valores nos quais acredito e tento praticar. Se este post provocar reflexão, já me sinto gratificado.

A liderança é um papel, e a gerência é uma função. A diferença está na formalidade da ação.

O gerente precisa, por exemplo, aprovar algo, com sua assinatura. Ele tem o poder, conferido pelo cargo que exerce. É sua função. O líder é aquele que, mesmo sem o cargo, influencia pessoas. Pode até dar ordens, mas os que o seguem o fazem porque acreditam nele. Acreditam na sua experiência, no seu conhecimento, no seu senso de oportunidade. Não por serem obrigados a isto.

O gerente tem o poder formal (legalidade), o lider, a capacidade de gerar adesões em torno de uma causa, um assunto (legitimidade).

O líder é o responsável moral pelo grupo e como tal, não exerce controle admistrativo. É ele quem o influencia a fim de atingir bons resultados. O líder tem como característica básica foco nos objetivos e vontade de ajudar o outro, resgatando o potencial de cada um e estimulando-o a desenvolver-se.

Em contraponto:

  • O gerente prioriza estruturas e sistemas; o líder prioriza pessoas.
  • O gerente mantém; o líder desenvolve.
  • O gerente controla o comportamento, o líder: libera o potencial.
  • O gerente depende de controle; o líder inspira confiança.
  • O gerente administra; o líder inova.
  • O gerente empurra, o líder puxa.
  • O gerente é obediente, o líder é contestador.
  • O gerente convive melhor no status-quo, o líder desafia, muda.
  • O gerente é um bom soldado, o líder é ele mesmo, autêntico.
  • O gerente pergunta como e quando, o líder pergunta "o quê", "por quê?" e "para quê?"
  • O gerente quer segurança e estabilidade, o líder quer desafios.
  • O gerente tem uma visão de curto prazo, o líder, perspectiva de futuro.
  • Os gerentes são fazedores, os líderes criativos.
  • O gerente faz as coisas direito; o líder faz as coisas certas.

O líder, deve buscar:

  • assegurar compreensão;
  • inspirar criatividade;
  • antecipar os problemas;
  • capacitar;
  • inspirar coragem de correr riscos;
  • apoiar;
  • ampla visão;
  • apelar ao coração;
  • mostrar proatividade;
  • trabalhar por gosto;
  • quebrar regras;
  • ter autocontrole e humildade;
  • andar por novos caminhos;
  • energizar com paixão
E, como é muito cômodo chefiar e muito difícil liderar, há uma superação a vencer.

Gerenciar é fazer com que as pessoas façam o que é "preciso", liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso.

A genialidade do líder não está em obter conquistas pessoais, mas em libertar o talento de outras pessoas.

Nenhum comentário: